Você é a média dos 5 podcasts que mais escuta

Tempo de leitura: 6 minutos

podcastsPor Eduardo M. R. Lopes

Depois de algum tempo de convivência, você já deve estar cansado daquele velho (e tradicional) papinho de “Como está o trabalho?”, “Como foi o final de semana?” ou “Como está a família?” com os amigos do trabalho, certo? Aqueles tipos de conversas que rodam, rodam e não saem do lugar, mas que te confortam por manter a sua “sociabilidade” em dia e, no final das contas, servem apenas para a passar o tempo mas não te ajudam a ir a lugar algum e nem dar um passo adiante. E aí te pergunto: você quer dar esse passo adiante?

Se a resposta for positiva, então é hora de mudar de grupo, pois se o seu velho grupinho de guerra vive num marasmo de dar dó, as chances de que você também comece a refletir este tipo de comportamento é grande, uma vez que tendemos a nos tornar a média das 5 pessoas com as quais mais convivemos. E isto acaba funcionando como uma espécie de “âncora mental”, que te mantém preso dentro do lugar-comum/senso-comum e você nem percebe. Então, se você quer crescer na carreira e na vida, uma passo simples é começar a conhecer outras pessoas e participar de outros grupos que te instiguem e te provoquem de uma forma positiva.

“Pô, Eduardo, mas eu sou tímido (a). Como faço?” A boa notícia é que você não precisa dominar a arte do networking para começar a conhecer novas pessoas “pessoalmente”. Com a explosão das redes sociais e, principalmente, com a popularização dos Podcasts, você pode começar a ter acesso à uma gama de pessoas que estão fazendo coisas bastante interessantes com os mais variados propósitos e que, pelas vias tradicionais, seria muito difícil em conseguir bater um papo de 5 minutos. Agora você pode, mesmo que talvez nunca venha a ser amigo delas na vida real, mas o fato de estar sempre escutando o que elas têm a dizer (se você se identifica com o perfil delas), será  um primeiro passo para começar a mudar o seu mindset – e a mudança de mindset leva à mudança de comportamento que leva à novas amizades que levam a novas oportunidades, gerando um novo círculo virtuoso onde o principal beneficiado é você.

Se você não sabe por onde começar, vou lhe apresentar “meus 5 amigos” que mais têm me instigando nestes últimos meses e, se você se identificar, também já dou algumas sugestões de programas (clique nos nomes em negrito):

1- GVCAST – Flávio Augusto da Silva (Semanal)

Se você quer conhecer como um bilionário pensa (sem filtros) e age, esse é “o” podcast. Além dos comentários e insights afiadíssimos do Flávio, há também várias entrevistas com pessoas que, em algum momento da vida, deixaram de seguir a boiada e seguiram novos rumos fazendo a diferença.

O Flávio disse que só iria fazer 54 programas (e já está quase lá), e religiosamente toda sexta-feira lá está o novo programa disponível, mas eu e os milhões de seguidores torcemos para que ele mude de ideia e, quando atingir a meta, que dobre-a e faça mais 108 programas. Que tal, hein? :-D)

Se você nunca ouviu, sugiro os seguintes programas:

1- Para conhecer mais sobre o Flávio: “#012 e #015 Histórias de fracasso (dele)”, “#032 Conselhos para enfrentar a crise (ótima palestra)”, “#034 Convidado surpresa (Ele próprio)” e o “#043 Auto-ajuda ajuda?”.

2- Para conhecer as pessoas dos próximos 3 podcasts que irei sugerir: “#003 Bel Pesce”, “#007 Murilo Gun”, “#013 Érico Rocha”.

2 – GUNCAST – Murilo Gun (Três vezes por semana)

Nunca tinha ouvido falar no Murilo até essa incrível entrevista no GVCAST, quando ele misturou de forma diferenciada 3 palavras que sempre despertam a minha atenção: educação, inovação e criatividade. Enfim, o sujeito já tinha começado precocemente a empreender na era da internet discada, tornou-se humorista, entrou no mundo das palestras corporativas, fez o curso do Singularity na NASA e desde então tem se dedicado a repensar a educação criando cursos focados em inovação e criatividade – do qual, aliás, sou aluno da Turma 4.

Se você nunca ouviu, ouça os programas “#050 Você é a média das 5 pessoas com quem mais anda”, “#062 Dominar para destruir”, “# 99 Motivação – Parte 2” e a série de entrevistas curtas do evento presencial Hardwork Papai com “#086 Bel Pesce”, “#087 Sidnei Oliveira”, “#088 Luciano Pires”, “#089 Diogo Portugal” e “#090 Márcio Ballas”.

3- Sacadas de Empreendedor – Érico Rocha (Diário)

O sujeito trabalha num banco de investimentos na Inglaterra ganhando um excelente salário (ainda mais em libras!), mas resolveu chutar o balde para tentar montar um negócio na internet e consegue fazer com que ele dê (muito) certo. Pegou então a metodologia em marketing digital que ele foi aprendendo nessa caminhada, montou o amado/odiado curso online Fórmula de Lançamento (do qual sou aluno da Turma 7) e todo dia (por 365 dias) compartilha algumas dicas para ajudar na melhoria dos negócios.

Se você nunca ouviu, ouça o programa “#001 365 de comprometimento com você”, e depois ou ouça tudo na sequência ou vá escolhendo pelos títulos sugestivos.

4- Podcast da Bel – Bel Pesce (Diário)

A Bel é a Bel, um verdadeiro rolo compressor de criação e execução de ideias, e o seu podcast é a mistura dos 5 livros que ela já publicou com mais artigos que ela escreve, programas que ela participa, palestras que ela fez e outras tantas sacadas dos inúmeros materiais grátis que está sempre produzindo.

Se você nunca ouviu, ouça o programa “#100 O que eu, Bel Pesce, faço da vida”, e depois ou ouça tudo na sequência ou vá escolhendo pelos títulos sugestivos dos capítulos dos livros, das colunas ou das sacadas.

5- Café Brasil – Luciano Pires (Semanal)

Um diretor muito bem remunerado que resolver escalar o Everest e vê sua vida mudar completamente de ponta à cabeça – e para muito melhor. Está desde os primórdios do podcast (10 anos no ar!) e, naquele estilão clássico de voz impostada a la rádio AM dos bons tempos, toda semana traz assuntos e provocações para dar aquela chacoalhada nos nossos miolos.

Se você nunca ouviu, ouça os programas “#501 Vai viver, cara!” , “#497 Eureka”, “#489 A âncora”, “#492 Qual é o seu propósito” e a “continuação” no “#494 O bom propósito” – apenas para ficar nos mais recentes, afinal são 10 anos, né?

Bônus

#NoBrainNoGain – Wesley Barbosa

O menino da periferia de Maceió que foi da China aos EUA trabalhando em empresas como o Baidu e o Facebook, só fez 4 programas até agora e talvez a mudança para a Califórnia deve ter enrolado um pouquinho o meio de campo, mas ficamos no aguardo de novos programas, pois os que estão disponíveis são ótimos.

Se você nunca ouviu, ouça todos os programas na sequência ou então o “#003 Networking: você está fazendo isso errado!”.

E você? Quais são os seus podcasts preferidos?

—————————————

Gostou? Então cadastre seu e-mail no nosso Círculo de Amigos para receber grátis e em primeira mão os próximos artigos!

Junte-se a nós!

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente novos artigos!

2 Comentários


  1. Vivo constantemente mudando os podcasts que escuto.

    Acompanho quase todos os que recomendou. Este ano estou fazendo maratona do resumocast e iniciando o tribo forte

    []s

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *